Ao perguntar muitos crentes, como e por onde ele a Bíblia, provavelmente vai se instalar um silêncio no local.

Muitos evangélicos hoje em dia, pelo fato de não ter o hábito de ler a Bíblia não sabem como e qual a melhor forma de ler a Bíblia.

Consequentemente, vivem uma vida medíocre e sem nenhuma base bíblica ou mesmo espiritual.

Além disso, seus conhecimentos são rasos e sem nenhuma eficácia.

Quando me converti, confesso que tive muita dificuldade em ler a Bíblia de forma que eu pudesse entender e extrair o melhor de Deus.

Entretanto, ao passar o tempo foi buscando conhecimento, dicas, e mentores para que pudessem me auxiliar na minha jornada cristã.

O resultado?

Bom, dizer que eu entendo a Bíblia hoje de capa a capa estarei mentindo, no entanto a forma de como vejo os textos bíblicos e os estudos, faz com que eu tenha um melhor entendimento.

Enfim, você tem muita dificuldade quando abri a Bíblia e não sabe por onde começar a ler?

Fique muito tranquilo meu amigo, pois você está no lugar certo e o que funcionou para mim com certeza também terá poder na sua vida.

Vem comigo agora!

Oh, como amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia. (Salmo 119:97 KJF)

Aprenda Como e por onde ler a Bíblia

Outras vezes eu já disse que não existe uma fórmula certa de Como e por onde ler a Bíblia

Entretanto, existem métodos que te ajudaram a entender melhor a palavra de Deus.

Pois,Dependendo do livro que você começar a ler, provavelmente ficará perdido no meio da história.

Antes do texto você precisa ler o contexto para se entender a fundo o que Deus quer falar contigo.

Por exemplo, Se você começar a ler o livro de Levítico sem antes ter lido o livro de êxodo, provavelmente não entenderá o porquê o povo de Israel passou pelo deserto.

Portanto, nunca comece pelo meio!

Isso parece meu ouvido não é mesmo, no entanto, acredito que você já tenha feito isso muitas e muitas vezes.

Chega de enrolação vamos para o conteúdo de como e por onde ler a Bíblia!

“O temor do ­SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do santo é o entendimento.” (Provérbios 9:10 KJF)

Como ler a Bíblia

1# dica

Recomendo fortemente que você comece pelos evangelhos, pois, todo cristão tem a obrigação de saber sobre a vida de Cristo Jesus.

A ordem dos acho que você deve ler é:

  • João
  • Marcos
  • Lucas
  • Matheus

Talvez , você esteja perguntando porquê dessa sequência , enfim, dessa forma você vai entender melhor a vida de Jesus.

Apesar dos evangelhos tem uma semelhança em suas estruturas, cada um possui a sua identidade e cada autor escreveu conforme a sua visão.

Dessa forma, você vai entender os detalhes que cada um dos escritores queriam passar.

2# dica

Em seguida, você deverá ler sobre a história da igreja.

Anteriormente, vimos um pouco da história de Jesus o porquê do seu nascimento e principalmente a sua morte.

Garanto que depois de ler os quatro evangelhos sua vida espiritual, seu amor, e sua intimidade com Deus será muito maior.

Eu particularmente quando leio sobre a vida de Jesus ficou fascinado com tanto amor envolvido!

Agora, em atos dos apóstolos você verá o surgimento da igreja no dia de Pentecostes na descida do espírito santo.

Ali nascia cristianismo, além disso, é o único livro que ainda estamos escrevendo pois, a história da igreja ainda não acabou.

Portanto, assim que estudamos sobre a vida de Jesus é obrigação do crente saber sobre a história da igreja.

3# dica

Se você quer saber de como e por onde ler a Bíblia aqui vai mais uma dica!

Vimos a história de Jesus no início da igreja certo?

Agora está na hora de saber como um cristão deve se portar aqui na terra.

Infelizmente, existem hoje centenas de milhares de crentes que não sabem o mínimo da conduta e da ética cristã.

Consequentemente, vemos famílias fracassados, casamentos destruídos, sonhos interrompidos entre outros.

Além disso, a igreja tem sofrido muito por causa da má conduta de alguns irmãos em Cristo.

Por isso, indico agora que você leia o livro de romanos, Coríntios, e todas as cartas Paulinas.

Ali você encontra um apanhado de mandamentos e comportamentos que o cristão deve e o que não deve fazer.

Acredito que apenas com essas três dicas você já vai saber como e por onde lê a Bíblia.

No entanto, vou dar sequência em quais livros você deve ler!

4# dica

Enfim, para encerrar sua leitura com maestria, você deve ler os livros históricos os poéticos e os proféticos.

São eles de Gênesis a reis e em seguida até o livro de Malaquias.

Aqui você entenderá sobre a origem da Terra e da raça humana, além disso, um povo escolhido e as suas aflições.

Ainda nesses livros, conhecer a homens Como Jó, Daniel, José, Davi, Saul, Débora, Ester e muitos outros que marcaram a sua história por obedecer ou desobedecer a Deus.

Esses livros são capazes de acrescentar muito a nossa fé.

Por isso, faça esse passo a passo de como e por onde ler a Bíblia, e nunca mais passe por dificuldades na leitura.

Conclusão:

Enfim, listei aqui uma sequência de 4 passos de como e por onde ler a Bíblia. Acredito que se funcionou comigo também terá eficácia em sua vida.

Tenha força de vontade, pois, somente dessa forma você terá êxito em sua jornada cristã!

Que Deus em Cristo Jesus te abençoe sempre!

Não se esqueça, BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR!

 

Gostaria de receber nossos conteúdos em seu email?

Junte-se a 12.146 outros assinantes

Deixe um comentário

Comentários